LIXÕES URBANOS E GESTÃO MUNICIPAL
Magda Suely Lima Figueiredo
Delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia
Resumo: Embora seja previsto como crime ambiental, a
presença dos lixões urbanos em locais inadequados é uma constante nos
municípios brasileiros, decorrente do desinteresse e o despreparo das
administrações municipais, bem como, da ausência de efetiva fiscalização por
parte dos órgãos competentes e da própria sociedade.
Palavras-chave: 1. Introdução – 2. A Legislação ambiental – 3. O gestor municipal – 4.
Bons exemplos – 5. Conclusão.
1. INTRODUÇÃO
Os “lixões urbanos” são práticas antigas
e constantes nas cidades brasileiras, nas quais encontramos os seus resíduos
sólidos em locais inadequados e sem qualquer tratamento, geralmente ás margens
de rodovias, à céu aberto e próximos a locais
habitados, o que vem a ocasionar danos ao meio ambiente (contaminação do solo e
de lençóis freáticos), e colocando em risco a vida e a saúde da população,
tendo em vista provocarem a proliferação de vetores de doenças (moscas,
mosquitos, baratas, ratos). Todavia, se obedecidas as
normas legais, deveriam estar localizados há dois quilômetros do núcleo urbano,
a 200 metros de distância de regiões de água e três metros acima do lençol
freático e em local isolado.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística), no ano de 2000 - 64% dos municípios brasileiros
depositam os resíduos sólidos, sem tratamento, em lixões a céu aberto. Através
de dados processados pelo UNICEF, através da pesquisa realizada pelo Fórum
Nacional Lixo e Cidadania (respostas enviadas a organização até 16 de Junho de
2000), ficou demonstrado que, no Brasil, 64% dos
resíduos é depositado em lixões á céu aberto, e numa análise regional, as
regiões norte e nordeste apresentam os piores percentuais, de 90% e 85%,
respectivamente. (Fonte: http://www.lixoecidadania.org.br/lixoecidadania/pesquisaunicef)
Citamos como exemplos práticos os lixões
das cidades de Ilhéus e Itororó, ambas no estado da Bahia. No município de
Ilhéus, os resíduos sólidos são lançados no mangue próximo a
praia do Cururupe, causando a contaminação do solo e, com o decorrer do tempo,
o “chorume” (líquido produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no
lixo) alcança as águas superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos). O lixo
urbano é depositado sem nenhum tratamento ou monitoramento, bem como sem estudo
de impacto ambiental prévio, o que veio a provocar a poluição do mangue e do
lençol freático. Já na cidade de Itororó, o lixão é depositado, também de forma
inadequada, às margens da BA263. Diante tal situação, percebemos o descaso e o
desinteresse dos gestores municipais, bem como a falta de uma efetiva
fiscalização.
A situação do tratamento dado aos
resíduos sólidos poderia ser diferente se o cumprimento da legislação ambiental
vigente fosse efetivo e fiscalizado pelos órgãos competentes e pela própria
sociedade.
2. A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
A Carta Magna, prevê
em seu art. 24, a competência concorrente da União, dos Estados e Municípios,
para legislar sobre o meio ambiente, visando sua proteção e combatendo a
poluição. Salienta-se ainda, que no art. 225 da mesma Carta, estabelece-se
que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado, cabendo ao Poder
Público e á coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presentes e
futuras gerações. No parágrafo 3º do
mesmo artigo, lê-se que as condutas lesivas ao meio
ambiente sujeitarão os infratores, pessoas física ou jurídicas, as
sanções penais e administrativas, além da obrigação de reparar o dano.
Também por determinação constitucional, é
competência dos Municípios legislarem sobre assuntos de interesse local, entre
eles a tarefa de limpeza pública, coleta, transporte e disposição de resíduos
sólidos. (art. 30, I CF/88).
Na legislação infraconstitucional, a Lei nº 9.605/98
trata dos crimes ambientais, cabendo-nos relevar o art. 54, o qual traz o
seguinte, “in verbis”:
“Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais
que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a
mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena: reclusão, de um ano a quatro anos, e multa.
§ 2º Se o crime:
...............................................................................
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos,
líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo
com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena: reclusão, de um a cinco
anos.”
Em virtude da
responsabilização criminal das pessoas jurídicas, passou a ser travada uma grande
discussão doutrinária quanto a responsabilidade
criminal da pessoa jurídica de direito público.
Entre os defensores da aplicação
de responsabilidade criminal, encontram-se Walter Rothenburg, Flávia de Paiva
Medeiros de Oliveira, Renato de Lima Castro e Paulo
Affonso Leme Machado, os quais argumentam que as normas constitucional e
infraconstitucional não impuseram diferenças e/ou exclusões entre a pessoa
jurídica de direito público da pessoa jurídica de direito privado, devendo
desta forma, a penalização também recair sobre as pessoas jurídicas de direito
público. Salientam também, que a responsabilidade criminal da pessoa jurídica
de direito público não a fragiliza, e sim a auxilia no cumprimento de suas
finalidades quanto ao direito constitucional ao meio ambiente.
Contrários a esta doutrina, os
defensores da inaplicabilidade da responsabilidade criminal dos entes de
direito público, aduzem que a pessoa jurídica de direito público deve ter
tratamento distinto da pessoa jurídica de direito privado, vez que são
distintas quanto a natureza, objetos e interesses, alegando também que a
penalização de um ente de direito público prejudicaria a comunidade como um
todo, tendo em vista perseguirem fins de interesses públicos, e em não
ocorrendo isto, deveriam seus administradores serem
punidos criminalmente. Outro argumento defendido é que como o Estado é o detentor
do “jus puniendi”, seria incompatível a condição de autor de crimes
ambientais e aplicador da própria pena. Dentre seus defensores, citamos Guilherme
José Purvin de Figueredo, Solange Teles da Silva, Vladmir Passos de Freitas,
Gilberto Passos de Freitas e Fernando Galvão da Rocha.
Em uma análise crítica, nos posicionamos
no sentido da aplicabilidade da responsabilidade criminal das pessoas jurídicas
de direito público, devendo o Ministério Público, na qualidade de “custus
legis”, ou órgão ambiental competente, acionar a
Administração Pública, o mesmo ocorrendo quanto aos gestores municipais, os
quais são os responsáveis diretos pelo desenvolvimento e aplicação de políticas
públicas voltadas para a preservação do meio ambiente e combate da poluição.
3. GESTOR MUNICIPAL
A função do gestor municipal é essencial
para efetivação do direito constitucional ao meio ambiente equilibrado, visto
que cabe a ele a criação de meios adequados de proteção e conservação e a
fiscalização de atividades que possam vir a causar danos ao meio ambiente.
Mudam-se os gestores, mas a prática
permanece inalterada e sem perspectiva de solução. Deparamos-nos com administrações municipais
despreparadas e desinteressadas, que consideram o “lixão” como uma forma barata
de descarregar os dejetos do município, sem levar em consideração a
possibilidade de poluir o meio ambiente e causar danos à saúde dos munícipes,
vez que os lixões além de causadores de poluição, são grandes focos de doença,
como a leptospirose, dengue, diarréias, febre tifóide, cólera, entre outras
(Fonte:
Fundação Nacional de Saúde/Ministério da Saúde).
Notamos, atualmente, que alguns públicos já
estão sendo julgados por crimes ambientais, fato que vem a demonstrar a mudança
de paradigmas do direito penal ambiental. Vejamos o exemplo dos prefeitos de
São Marcos (RS) e Chuí (RS) que foram condenados pelo Tribunal de Justiça
daquele Estado, pela prática de crime ambiental, pois depositavam o lixo da
cidade em local inadequado. Vale citar também as penalidades administrativas
aplicadas contra as prefeituras de Nazaré (Ba) e de Itaparica (Ba), que foram
multadas pelo IBAMA (Gerencia Regional de Santo Antônio de Jesus), por
depositarem lixos urbanos em locais indevidos, causando poluição e agressões ao
meio ambiente.
Na cidade de Macarani(Ba),
no ano de 2001, o Ministério Público solicitou a regularização do lixão, o
qual, há uma década, era localizado próximo a Ba 130, a apenas 250 metros do
centro da cidade, próximo a residências e do hospital local. Neste caso, o prefeito
cumpriu a determinação ministerial, construindo um aterro sanitário em local
apropriado, evitando assim uma demanda judicial.
4. BONS EXEMPLOS.
Através de dados elaborados pela CONDER
(Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), em 1992 76,17% dos
resíduos sólidos produzidos na Região Metropolitana de Salvador (que abrangue
10 cidades) estavam depositados em locais impróprios, já no ano de 2002
constatou-se que 95% destes resíduos já estavam tendo uma destinação adequada e
segura. Esta mudança decorreu do programa desenvolvido pela CONDER, denominado
Programa Destinação Final de Resíduos Sólidos. Também com o auxílio da CONDER,
através do Programa Pró-Saneamento da Caixa Econômica federal, foram
construídos aterros sanitários em outras cidades do Estado, tais como
Itapetinga, Catu, Santo Antônio de Jesus, Jequié e Teixeira de Freitas.
No Estado de São Paulo, a situação também
não era diferente. Segundo o relatório da CETESB (Companhia de Tecnologia e
Saneamento Ambiental), das 41 cidades do Vale do Paraíba e Litoral, 21 (vinte e
uma) ainda não tratam de forma adequada os seus lixões. Porém, no âmbito
estadual houve significativa melhora, pois segundo dados da Secretaria Estadual
de Meio Ambiente, no ano de 1997 apenas 10,9% dos municípios depositavam o lixo
em aterros sanitários, sendo que em 2002 este percentual aumentou para 70,7%.
No Rio de Janeiro, dos seus 92
municípios, 65 deles possuem lixões em locais ou em situação inadequados. Ocorre que, no ano de 2003 foi aprovada a Lei
nº. 4193/03 (DOE de 01/10/03), a qual visa combater a prática dos lixões concedendo
o prazo de 01 (um) ano para que os municípios encontrem área adequada para os
resíduos sólidos e também determinando que incluam em
suas leis orgânicas área adequada para o lixo.
4. CONCLUSÃO
O direito ao “meio ambiente equilibrado e
essencial à sadia qualidade de vida”, é um direito constitucional que deveria
ser extensivo a todos os nacionais, cabendo ao Estado a sua defesa e
conservação. A prática dos “lixões” é um problema constante no nosso país, que
deveria ser combatido de forma efetiva e rápida, visando evitar os danos
ambientais e à saúde pública.
A Carta Magna e a legislação
infraconstitucional ainda não são plenamente aplicadas e embora existam divergências
doutrinárias quanto à aplicabilidade da responsabilidade criminal as pessoas
jurídicas de direito público, entendemos que a responsabilização criminal é
extensiva a todas as pessoas jurídicas indistintamente.
Ainda não alcançamos a condição ideal de
fiscalização e combate à prática dos crimes ambientais, mas percebemos que os
gestores municipais começam a cumprir a determinação legal, ainda que
pressionados pelo Ministério Público, e as penalidades administrativas e
condenações criminais estão sendo aplicadas aos responsáveis pela prática de
crimes ambientais.
Magda
Suely Lima Figueiredo
Delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia ( magdasuelypc@hotmail.com)
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